Sejam bem vindo !!

O.N.U

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Noticias

Equipe da ONU confirma estupros em massa no leste da República Democrática do Congo

O Hospital de Panzi, em Bukavu, na província de Kivu do Sul, é um dos poucos centros de referência para as mulheres violadas sexualmente. Foto: ONU.Uma missão de avaliação conjunta das Nações Unidas confirmou que as tropas do governo da República Democrática do Congo (RDC) cometeram estupros em massa e atos de pilhagem em várias aldeias remotas no leste do país durante o mês passado.
Moradores de Nyakiele, na província de Kivu do Sul, disseram a funcionários da ONU que tropas servindo às forças armadas congolesas, conhecidas como FARDC, estupraram pelo menos 121 mulheres e submeteram moradores a tratamentos cruéis e degradantes durante os ataques, que ocorreram por volta de 11 de junho.
As tropas – que atacaram pelo menos uma outra aldeia na área, coberta por floresta densa – também roubaram o equivalente a cerca de 90 mil dólares em dinheiro e ouro, bem como 157 cabras, e forçaram alguns dos aldeões a transportarem os bens saqueados.
Uma equipe de avaliação com funcionários humanitários da ONU, autoridades locais e uma equipe de funcionários de uma organização não-governamental (ONG) visitaram Nyakiele depois dos relatos de ataques.
Rupert Colville, porta-voz do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACNUDH), disse a jornalistas hoje (01/07) em Genebra que serão realizadas investigações mais apuradas para comprovar os detalhes e identificar os autores.
Ele manifestou indignação com os ataques, ecoando comentários recentes da missão de paz da ONU na RDC (MONUSCO) e da Representante Especial do Secretário-Geral para a Violência Sexual em Conflito, Margot Wallström.

Nenhum comentário:

Postar um comentário